Browsing by Author "Martins, Joana Lopes Duarte"
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- Recreios escolares como recursos educativos : contributos para as aprendizagens de crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Joana Lopes DuarteEste projeto debruça-se sobre as oportunidades que tempos letivos passados no exterior representam, enquanto recursos educativos, na busca por aprendizagens significativas para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo enquadra-se num paradigma sociocrítico que procurou caracterizar o contexto educativo em que decorreu, contemplando, igualmente, um lado interventivo e transformador, que pretendeu enriquecer as experiências vividas pelas crianças, na escola. Acreditando no contributo positivo dos contextos exteriores para estas experiências, sublinhado pela teoria apresentada, e a partir de uma metodologia qualitativa que englobou a observação participante, o mapeamento e a entrevista, foram criadas duas atividades envolvendo as crianças participantes do projeto. Na primeira, propunha-se o trabalho por objetivos de Português e de Matemática, a partir de tarefas que implicavam deslocações ao recreio escolar. A segunda atividade consistiu no mapeamento e identificação, no mesmo espaço, de aprendizagens nas áreas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões Artísticas. Os dados sugerem que o trabalho no exterior contribui para a motivação intrínseca das crianças – despoletando interesse e satisfação – favorece o desenvolvimento de competências sociais – gerando momentos de interação, partilha e interajuda – e promove a transdisciplinaridade – proporcionando oportunidades de aprendizagem baseadas no cruzamento de saberes e experiências. Os resultados revelam, ainda, o valioso contributo que as crianças podem dar quando colocadas no papel de participantes sociais, em contextos reais. Este estudo visa, assim, contribuir para uma visão da escola que, fazendo uso dos seus espaços exteriores, procura promover aprendizagens significativas para as crianças, através do estabelecimento de relações autênticas com o meio.