Browsing by Author "Martins, Cristina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- 2º Congresso ibérico de psicologia clínica e da saúde: Livro de actasPublication . Cláudio, Victor; Martins, Cristina; Marques, Maria Emília; Sá, Maria Teresa; Alcobia, Maria Manuela Gonçalves; Silva, Nélia Ribeiro da; Sousa, Paula R.Com o I Congresso Ibérico de Psicologia Clinica, da Saúde e do Desporto (Sevilha, 2013) começámos a desenhar um lugar ao Sul, onde os Psicólogos Ibéricos partilharam e cruzaram pensamentos, investigações, práticas, linguagens, questionamentos, respostas. Animados pelos bons ventos dessa primeira viagem, em que confirmámos que nas semelhanças e nas diferenças se abre um vasto e fértil campo a cultivar, agendámos a nossa próxima paragem para Lisboa, em Março de 2017. Algo de novo nos interpela hoje na Psicologia Clínica e da Saúde, algo que queiramos trazer para este Encontro? É difícil a escolha. Concluímos que são numerosos os temas, as questões, os desafios que o tempo que vivemos coloca à teoria psicológica, à clínica, às instituições e a cada um de nós. Se o questionamento, a procura de sentido (s) para os pedidos que nos chegam e a busca do lugar conveniente para o encontro com o Outro é a essência do nosso trabalho quotidiano, sentimos que vivemos um particular tempo de incerteza (s) que contem em si tanto de inquietação quanto de possibilidades de abertura. E vimo-nos uma vez mais com Saramago numa Jangada de Pedra “(…) uma grande Ilha flutuante, movendo-se sem remos, nem velas, nem hélice, em direção ao sul do mundo, massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques, fábricas, matos bravios, campos cultivados, com a sua gente e os seus animais, a caminho de uma utopia nova” . Designámos pois o II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde “o tempo de todas as incertezas/el tiempo de todas las incertidumbres”, convite para que continuemos a fazer esta arriscada e estimulante viagem em comum.
- Challenges and potential in implementing STE(A)M in teachers’ practices: A systematic reviewPublication . Teixeira, Patrícia Bertolo; Rocha, Helena; Martins, CristinaThe potential of STE(A)M has been widely recognised in recent years; however, challenges have also been identified in the implementa- tion of this approach, making it important to deepen research into teachers’ practices. In this study, we conducted a systematic review focused on teaching practices within a STE(A)M approach, to under- stand what challenges and limitations teachers encounter, as well as the possibilities authors suggest to overcome them. The research question is: What are the challenges and potentialities of implement- ing the STE(A)M approach in teachers’ practices? This review anal- ysed articles indexed in the Web of Science and Scopus databases over the last eight years, following the PRISMA scheme. The 26 arti- cles examined highlight challenges such as time management, lack of resources and funding, limited guidance, gaps in teacher train- ing, difficulty integrating subject areas, issues implementing new technologies and obstacles imposed by school structures. In light of of these, the following proposals were suggested: placing greater emphasis on STE(A)M in initial and continuing teacher education, increasing support from schools and government bodies, encourag- ing collaborative work between teachers from different areas, adopt- ing innovative strategies and methodologies and offering a clearer conceptualisation of STE(A)M.