Browsing by Author "Martins, Ana Filipa Simões"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma perspectiva construtivista vs uma perspectiva transmissiva na aprendizagem da ortografiaPublication . Martins, Ana Filipa Simões; Silva, Ana CristinaA escrita é baseada numa elaboração mental das crianças, influenciada pela sua interacção com o meio, onde estas criam as suas próprias regras até conseguirem compreender as regras convencionais e específicas de cada sistema de escrita (Ferreiro & Teberosky, 1991). Os erros ortográficos fazem parte do processo de aquisição da linguagem e que revelam atitudes individuais de reflexões e conhecimentos formulados sobre a escrita (Cagliari, 2002). O presente trabalho foca-se na descoberta de regras, nomeadamente regras contextuais, sendo o seu objectivo principal analisar as diferenças entre uma abordagem mais construtivista (assente num procedimento de descoberta da regra) e uma abordagem mais tradicional (assente em procedimentos transmissivos). Participaram neste estudo 34 crianças que frequentam o 2º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, e foram trabalhadas as regras contextuais: M antes de P e B; S, SS, S (z); Que, Qui, Ce, Ci. Optou-se por dividir o estudo em três fases distintas: pré-teste, intervenção experimental e pós-teste, onde na primeira fase – pré-teste – foram aplicadas provas de ditado, sendo que na segunda foram criados dois grupos, em conformidade com o seu desempenho ortográfico onde o critério para a selecção foi de 50% de frequência de erros (grupo experimental e grupo de comparação). Os resultados obtidos neste estudo, através dos testes paramétricos T-student para amostras emparelhadas e amostras independentes, indicam que, de facto, existem diferenças significativas entre o grupo experimental e o grupo de comparação, tendo o primeiro grupo uma redução considerável do número de erros, excepto na regra Que, Qui, Ce, Ci onde não se verifica diferenças significativas entre os dois grupos no pós-teste.