Browsing by Author "Marques, Graciete Maria Tavares Figueiredo Leal"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conteúdo das cognições das crianças perante situações ameaçadoras e diferenças de géneroPublication . Marques, Graciete Maria Tavares Figueiredo Leal; Leal, Isabel PereiraA ansiedade, os medos e preocupações são ocorrências comuns na infância e adolescência e podem ser considerados como reações perante diversos acontecimentos existentes no meio ambiente no qual a criança está inserida. Tendo em consideração que a ansiedade afeta um grande número de crianças por um significativo período de tempo, tornase necessário, compreender os aspetos subjacentes a estas perturbações. Após uma revisão da literatura científica, surgiu o problema de investigação que está na base do desenvolvimento deste trabalho: o que pensam as crianças perante situações ameaçadoras e se existem diferenças significativas relativamente ao género e à idade das crianças. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se por um estudo exploratório, correlacional e comparativo, utilizando como instrumento de recolha um questionário sociodemográfico, a Escala “ Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED-R)” e o instrumento “9 Scripts Potentially Threatening for Anxious Children” e como método, a análise de conteúdo. Foi utilizada uma amostra não-clínica de crianças da ilha Terceira (n = 85; faixa etária entre os 10 e 11 anos). Os resultados apontam para que a maioria dos participantes quando confrontados com situações ameaçadoras tendem a recorrer, com maior frequência, à utilização de Pensamentos Negativos, principalmente nas histórias referentes à Ansiedade Generalizada e de Separação. Verificou-se uma relação entre a Ansiedade e todos os Pensamentos Negativos elaborados pelas crianças. As subcategorias mais referenciadas foram o Pessimismo, Dificuldades para Lidar com a Separação e Insegurança. Relativamente à idade e género não se verificaram correlações significativas quando relacionadas com a ansiedade das crianças.