Browsing by Author "Marques, Catarina Susana Guerreiro"
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- Programas de escrita inventada: Será que a estrutura silábica das palavras influencia a evolução da escrita e da leitura?Publication . Marques, Catarina Susana Guerreiro; Martins, Margarida AlvesEste estudo teve como objetivo avaliar dois programas de escrita inventada em que as palavras utilizadas na intervenção foram variáveis no ponto de vista da sua estrutura silábica. A hipótese colocada foi que as crianças participantes nos programas teriam melhores resultados em escrita e em leitura em situação de pós teste em comparação com o grupo de controlo. Procurou-se responder a questão, de saber se a estrutura das palavras trabalhadas teriam impacto na forma como as crianças fonetizam a escrita e a leitura em situação de pós-teste. Participaram 31 crianças de idade pré-escolar, que não sabiam ler nem escrever. A investigação foi quase-experimental, tendo as crianças sido distribuídas de forma equivalente quanto à sua idade, desenvolvimento cognitivo, número de letras conhecidas (nome e som) e consciência fonológica, por três grupos, um de controlo e dois experimentais. Realizou-se um pré e pós teste de escrita e de leitura. As sessões de intervenção decorreram em grupos de 3 crianças. Os grupos experimentais debatiam a forma correta de escrever determinadas palavras. No grupo experimental 1 as palavras das primeiras sessões tinham a estrutura silábica Consoante-Vogal-Vogal enquanto as do grupo experimental 2 tinham a estrutura Vogal-Consoante-Vogal. O grupo de controlo não participou em atividades de escrita, apenas de leitura de histórias. A análise revelou que a hipótese relativa à escrita se confirmou e a relativa à leitura se confirmou parcialmente. Não existiram diferenças significativas entre os dois programas indicando que as estruturas silábicas não causam impacto na eficácia dos programas de escrita inventada.
