Browsing by Author "Maria, Guida Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma avaliação tripartida dos comportamentos e dependências online numa amostra de crianças dos 6 aos 10 anosPublication . Maria, Guida Silva; Patrão, IvoneRecomendações atuais sugerem a ausência de contacto com dispositivos eletrónicos durante os dois primeiros anos de vida e a necessidade de adequada supervisão do uso até aos 18. Sendo poucos os estudos focados nas consequências do uso problemático de tecnologias nos mais novos, este trabalho visa uma avaliação tripartida (pais, professores e crianças) dos comportamentos e dependências online de crianças dos 6 aos 10 anos. No total, 35 crianças, 47 pais e 9 professores preencheram os protocolos de investigação que incluíam as versões exploratórias da Problematic and Risky Media Use in Children Checklist, a versão portuguesa do Internet Parenting Styles Instrument, a Escala de Alterações Funcionais pelo Uso Problemático da Internet e o Strenghts and Difficulties Questionnaire na versão para pais e professores. Verificou-se que, apesar das três entidades avaliarem de igual forma o uso de dispositivos eletrónicos pelas crianças (Fr=3,586; p=0,166), pais e professores evidenciam maior percentagem de sinais de risco e uso problemático. O grau de dependência na Internet dos pais não parece estar associado aos comportamentos digitais das crianças (rs=0,03; p=0,857; rs=0,33; p=0,063). Contudo, a supervisão parental parece influenciar a forma como os mais novos utilizam as tecnologias (rs=-0,50; p=0,000) e a avaliação que os pais fazem dos sintomas emocionais e dos comportamentos de hiperatividade parecem estar relacionados ao tipo de uso das crianças (rs=0,39; p=0,006; rs=0,30; p=0,043). Este estudo contribui para o conhecimento das consequências do uso problemático nalguns indicadores de desenvolvimento normativo das crianças desta faixa etária, ajudando a direcionar intervenções futuras neste campo.