Browsing by Author "Madeira, Telma Barreto"
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- As representações da indisciplina e atribuições causais por alunos do 2.º cicloPublication . Madeira, Telma Barreto; Morgado, JoséCom o decorrer dos anos, tem-se assistido a um aumento de situações comportamentais inapropriadas em contexto escolar. Assim, a tentativa de explicar e compreender tais comportamentos disruptivos, deve considerar uma panóplia de factores, como por exemplo: os factores de natureza institucional e organizacional, os tipos de relação pedagógica estabelecida, as normas em vigor, os tipos de comunicação, os programas curriculares, assim como, as características psicológicas e sociais dos alunos. Os objectivos gerais de pesquisa do presente estudo que assenta na metodologia comparativa, incidem sobre a exploração da representação dos estudantes disciplinados e indisciplinados, diferenciados por género sobre o conceito de indisciplina e as suas causas, ou seja, dos conteúdos e formas com que definem, explicam e avaliam, segundo os seus critérios, e as soluções alternativas que propõem. A amostra do estudo foi constituída por 60 estudantes dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, provenientes do meio urbano. Para obter a nossa amostra foi utilizado um questionário adaptado de um estudo de Amado (1999, 2000 e 2002). Posteriormente utilizámos a entrevista semi-directiva adaptada de Gross (2001), com o objectivo de questionar os alunos como forma de captar as suas opiniões sobre o tema em estudo. A recolha de dados permitiu analisar que realmente existem diferenças entre as representações entre alunos considerados disciplinados e indisciplinados e entre os alunos de ambos os géneros, no entanto e após a utilização de testes estatísticos aconselháveis à natureza dos objectivos e das variáveis em causa, com destaque para o uso de Mann- Whitney, pode confirmar-se que as diferenças encontradas não eram significativas. Dos resultados encontrados no conjunto da amostra, destacamos que os comportamentos desadequados como; falar muito e alto, são os mais referenciados pelos alunos de ambos os sexos. Os sujeitos atribuem em parte as causas da indisciplina aos próprios alunos, às suas atitudes menos correctas e carências educativas da família. Propõem soluções como “os professores castigarem mais” e simplesmente “portar-se bem”.
