Browsing by Author "Macedo, Ana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição da literacia emergente para o desempenho em leitura no final do 1.º CEBPublication . Cruz, Joana Sara; Almeida, Marta; Pinto, Patrícia; Constante, Patrícia; Macedo, Ana; Amaral, Joana; Monteiro, Liliana; Lopes, Elisa; Ferreira, CristianaAprender a ler e a escrever constituem desafios não só para as crianças, mas também para os agentes educativos que acompanham este processo. Identificar e promover as condições que facilitam um percurso de sucesso são preocupações centrais da comunidade escolar e científica. Este estudo procurou analisar em que medida as competências de literacia emergente, avaliadas na educação pré- escolar, predizem o desempenho em leitura e escrita no final do 1.º CEB. Participaram no estudo 117 alunos do concelho de Matosinhos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade e que tinham sido previamente avaliados na educação pré-escolar. Foram realizadas análises de regressão múltipla que evidenciam que as competências de literacia emergente avaliadas explicam cerca de 20% da variância dos resultados no domínio da leitura e da escrita no final do 1.ºCEB. Estes resultados impelem a uma reflexão sobre a relevância da identificação precoce de crianças em risco de insucesso e de uma intervenção atempada nos primeiros anos de escolaridade.