Browsing by Author "Lopes, Ana Sofia Antão"
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- Avaliação da eficácia da formação: estudo das expectativas, satisfação e transferência de aprendizagemPublication . Lopes, Ana Sofia Antão; Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'Na presente investigação pretendeu-se validar uma formação motivacional, através do estudo da transferência de aprendizagens, de acordo com o modelo de Holton III (1996, 2005). Para tal, foram utilizadas três medidas, o Inventário de Expectativas (antes da formação), a Ficha de Avaliação da Formação (no último dia da formação) e o Inventário do Sistema de Transferência de Aprendizagem (duas semanas após a formação). A amostra foi composta por 56 sujeitos que participaram na formação em análise. O estudo, primeiramente, foi correlacional, tendo como principal objectivo verificar a existência de relações entre as Expectativas dos formandos, a sua Satisfação e a Transferência de Aprendizagem que fazem para seu contexto de trabalho. Posteriormente, a fim de descobrir possíveis relações entre alguns dados demográficos dos formandos e os níveis de Expectativas, de Satisfação e de Transferência de Aprendizagem, procedeu-se a um delineamento exploratório. Começou-se por verificar que, em média, o nível de Expectativas foi razoável alto, o nível de Satisfação foi muito elevado e que o nível de Transferência de Aprendizagem foi razoável. Verificou-se através da análise factorial que as primeira e a segunda medidas contêm quatro dimensões, sendo que a terceira possui cinco. Por observação das correlações de Pearson, detectou-se uma relação positiva entre as Expectativas e Satisfação. Através de uma Regressão Múltipla, percebeu-se não existe nenhum poder preditivo das expectativas globais e da satisfação global sobre a percepção de transferência de aprendizagens. Existe sim, um feito de moderação entre dimensões, Expectativas Motivacionais de Grupo e Conteúdo Programático sobre a Resistência à Mudança. Por último, com o auxílio do teste Kruskal Wallis, percebeu-se que dependendo da turma, do sector de actividade, da função, das habilitações e do género dos formandos, os níveis de Expectativas, de Satisfação e de Transferência de Aprendizagem diferem.