Browsing by Author "Leandro, Raquel Maria Alves"
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- Aprendizagem cooperativa no primeiro ciclo do ensino básicoPublication . Leandro, Raquel Maria Alves; Montiel, António LuísO presente relatório foi desenvolvido com o intuito de responder e aprofundar algumas questões que surgiram durante o estágio de Prática Supervisionada em Primeiro Ciclo. A aprendizagem e o desenvolvimento da criança são vertentes indissociáveis, é da responsabilidade da escola pensar numa pedagogia diferenciada, planear momentos em que as crianças possam adquirir, cooperativamente, competências. (Lopes & Silva, 2009). É neste sentido que diversos autores defendem a ideia de uma aprendizagem cooperativa como estratégia capaz de gerar aprendizagens significativas e duradouras. Seguindo esta linha de pensamento foi elaborado este relatório cujo tema é a Aprendizagem Cooperativa. Pretendeu-se observar como é que se pode pôr em prática, como são constituídos os grupos de aprendizagem cooperativos e quais os benefícios e riscos que podem surgir durante os vários momentos de parceria. Numa primeira fase foi realizado um aprofundamento teórico e analisei diversos autores e suas ideologias. Uma segunda fase foi dedicada à realização de uma investigação empírica, realizada num período de estágio, para comparar os factos teóricos e o que aconteceu na prática Em concreto, centrámo-nos na observação e análise de três grupos de alunos (do terceiro e do quarto ano de escolaridade) reunidos em parceria cooperativa. Esta investigação tinha duas questões centrais: “Como funciona o trabalho em parceria?” e “Que benefício tem para a aprendizagem das crianças?”. Para as responder, adotei uma metodologia qualitativa, recorri a instrumentos de recolha de dados mediante a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos, apesar do tempo restrito, não permitiram responder em plenitude às questões inicialmente colocadas. Com efeito, dos três grupos observados só um é que apresentou provas de aquisição de competências dentro desta metodologia de trabalho. E este facto é por si um convite para novas investigações futuras.