Browsing by Author "Kahler, Janina Alexa Souto Alves Maridalho"
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- Reacções psicológicas e estratégias de coping parentais, face ao diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, de um filhoPublication . Kahler, Janina Alexa Souto Alves Maridalho; Sá, EduardoOs Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) caracterizam-se pelo comprometimento da interacção social, pelo uso estereotipado da linguagem e pela presença de comportamentos repetitivos com interesses restritos. O presente estudo objectivou investigar se o tempo de diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, de um filho é um predictor de stress e ansiedade parental, e se afecta as estratégias de coping adoptadas por estes pais face ao diagnóstico. Participaram 20 pais, com idades compreendidas entre os 28 e os 47 anos, cujos filhos apresentam diagnóstico de perturbação do espectro do autismo. O instrumento utilizado no presente estudo para medir as reacções psicológicas parentais, como a ansiedade, o stress e a depressão, foi a Depression Anxiety Stress Scales (DASS) (Lovibond & Lovibond, 1995) que no presente trabalho designaremos por Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS- 21) (adaptada por Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). O instrumento utilizado para medir as estratégias de coping foi O Ways of Coping Questionnaire, que designaremos por WOC, que é uma adaptação da versão original de Folkman e Lazarus, 1988, conseguida por Pais-Ribeiro e Santos (2001). Os resultados revelaram que não existem diferenças significativas entre o tempo de diagnóstico e os scores da EADS-21, ou seja, o tempo de diagnóstico não afecta significativamente os resultados da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Quanto às estratégias para lidar com as emoções, os resultados revelaram que não existem diferenças significativas entre o tempo de diagnóstico e os scores de coping. Os dados corroboram a teoria no sentido em que o stress, a ansiedade e depressão, podem estar ou não presentes na vida dos pais, face ao diagnóstico de perturbação do espectro do autismo de um filho, independentemente do tempo do diagnóstico, assim como os mecanismos que estes pais utilizam perante uma situação adversa não apresentam relação com o tempo de diagnóstico, sendo que estes mecanismos vão depender apenas das características do evento causador de stress e características do próprio indivíduo e do modo como este vivencia o problema.