Browsing by Author "Gomes, Joana Madureira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do suporte e do feedback do professor na regulação da aprendizagemPublication . Gomes, Joana Madureira; Monteiro, VeraA presente investigação pretende estudar como o suporte do professor e as estratégias de feedback por ele utilizadas, interferem na regulação das aprendizagens dos alunos. Neste âmbito, tem como principal objetivo verificar se existe uma relação entre a percepção que os alunos têm do suporte e das estratégias de feedback utilizadas pelo seu professor na regulação da sua aprendizagem. Assim, foi desenvolvida uma investigação quantitativa de carácter comparativo, que contou com a participação de 90 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, a frequentar o 4º ano de escolaridade em diferentes escolas da região de Lisboa. Para se avaliar a percepção dos alunos relativamente ao suporte do professor, e às estratégias de feedback dadas pelo mesmo no contexto de sala de aula, assim como a regulação da aprendizagem, foram utilizados três questionários distintos, nomeadamente o questionário “Porque é que eu faço as coisas?” que permitiu avaliar a regulação académica dos alunos, “Na sala de aula I” que permitiu avaliar a percepção que os alunos têm do suporte do professor. E por fim, o questionário “Na sala de aula II” que permitiu avaliar a percepção que os alunos têm das estratégias de feedback utilizadas pelo professor. Os resultados permitiram constatar que a percepção de suporte do professor está relacionada com a regulação das aprendizagens dos alunos. Desta forma, os dados evidenciaram diferenças significativas ao nível da regulação para a aprendizagem em função dos níveis de suporte do professor, verificando-se que o grupo de alunos que revelou valores mais elevados de percepção de suporte, apresentou valores mais elevados de regulação intrínseca, comparativamente com o grupo que apresentou valores mais baixos de percepção de suporte do professor. Adicionalmente, os resultados forneceram alguma evidência de que o feedback está relacionado com o suporte do professor, pois, verificou-se, para alguns itens do questionário “Na sala de aula II”, que os alunos que apresentavam uma percepção de suporte do professor mais elevada consideravam que o mesmo, utilizava estratégias de feedback mais eficazes no contexto de sala de aula.