Browsing by Author "Gomes, Ana Catarina Cardoso"
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- Impacto comparativo de dois programas de escrita inventadaPublication . Gomes, Ana Catarina Cardoso; Silva, Ana CristinaO presente estudo teve como objetivo compreender o impacto da aplicação de dois programas diferentes de Escrita Inventada em crianças de idade pré-escolar na sua evolução na escrita e na leitura. Os participantes do presente estudo foram 30 crianças portuguesas a frequentarem o ensino pré-escolar das quais 15 eram do sexo feminino, e as restantes 15 do sexo masculino, que não sabiam ler nem escrever. Os participantes foram distribuídos equivalentemente por 2 grupos de 5 elementos cada, que constituíram o grupo experimental onde foi usada a metodologia da Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013), por 2 grupos de 5 elementos cada que constituíram o grupo experimental onde foi usada a metodologia da Ouellette, Sénéchal e Haley (2013) e por 2 grupos de 5 elementos cada que constituíram o grupo de controlo. Após a distribuição dos grupos, foi aplicado a todas as crianças um pré e um pós-teste, que consistiram na escrita e leitura de palavras, tendo ambos os grupos experimentais sido sujeito a um programa de escrita inventada de 10 sessões entre o pré e o pós-teste. Ao grupo de controlo apenas foram lidas histórias. Os resultados obtidos indicam uma evolução em ambos os grupos experimentais, tendo o grupo experimental onde foi usada a metodologia das autoras Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) uma maior evolução ao nível das fonetizações, na escrita de palavras, assim como também leem um maior número de palavras e descodificam um maior número de grafemas face ao outro grupo experimental onde foi aplicado o programa de escrita inventada seguindo a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013), na análise dos resultados verifica-se que, ambos os grupos experimentais, onde foram aplicados os diferentes programas, apresentam uma maior evolução face ao grupo de controlo, é importante referir que o grupo onde se aplicou a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) foi o que apresentou uma maior evolução.