Browsing by Author "Gamboa, Beatriz Alexandra Mercier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Envolvimento e participação das famílias no processo educativo – perceções e práticas de professores de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Gamboa, Beatriz Alexandra Mercier; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA aproximação entre escola e família e o envolvimento parental podem trazer benefícios para alunos, professores, escolas e famílias. Diversos fatores podem inibir ou facilitar esta participação das famílias, nomeadamente variáveis ligadas aos professores, como as suas características, crenças e práticas. O objetivo deste estudo foi estudar o envolvimento parental na educação, especialmente as práticas adotadas pelos professores, as suas crenças e perceções ao nível deste envolvimento. Este trabalho usou uma abordagem quantitativa. Participaram 487 professores de 1º CEB de diferentes regiões do país. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que, integrava dados sociodemográficos, as suas conceções sobre os benefícios e dois instrumentos distintos: autoeficácia para o envolvimento; e práticas de envolvimento parental. Estes mostraram boas caraterísticas psicométricas. A análise dos resultados permitiu perceber que os participantes tinham crenças de autoeficácia bastante positivas e que diferentes tipos de práticas (casa, escola, comunicação) eram referidos como sendo desenvolvidas com frequências variadas. Percebeu-se que os participantes identificaram diferentes benefícios decorrentes do envolvimento parental, com maior referência a benefícios para os alunos. Constatou-se que a autoeficácia surgiu positivamente correlacionada com as diferentes práticas de envolvimento. Através de três análises de regressão, uma para cada tipo de práticas, integrando três blocos de variáveis explicativas, foi possível concluir sobre o efeito diferenciado destas variáveis nas práticas. Estes resultados evidenciaram a complexidade de variáveis envolvidas na promoção da participação das famílias e serão discutidos face aos referenciais teóricos que sustentaram este estudo.