Browsing by Author "Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escola : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativoPublication . Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de; Brito, Ana TeresaO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular “Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada” (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Progressivamente, este relatório foi sendo construído de acordo com as vivências no percurso de estágio, num Jardim de Infância, com um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, numa instituição pública. Decorrente desta imersão no contexto, o tema principal desta investigação trata da “Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-escolar - contributo do Educador e das suas rotinas no contexto educativo”. Este é um tema que considero relevante e pertinente aprofundar e refletir como uma prática pedagógica a seguir, essencial na promoção de uma Educação Pré-escolar de qualidade. O objetivo deste relatório é, assim, entender qual a importância de desenvolver a autonomia num grupo de crianças em idade Pré-escolar, como se desenvolve no contexto onde a prática ocorreu e quais os principais contributos no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagens. Para esta investigação, optei por utilizar uma metodologia qualitativa. Para atingir os objetivos delineados, utilizei como técnicas de recolha de dados a observação participante, recorrendo a instrumentos como notas de campo, e realizei entrevistas individuais semiestruturadas à Educadora da sala e às crianças. Foi possível concluir, através do estudo realizado, que a autonomia é uma aprendizagem que se constrói numa parceria entre crianças e adultos, onde há espaço para partilharem as suas ideias, opiniões e respeitando a visão uns aos outros. Neste sentido, o papel que a Educadora desempenha no contexto Educativo e a forma como, intencionalmente, organiza as rotinas, vai contribuir para formar crianças responsáveis, capazes de pensar, escolher, decidir mais autonomamente na sociedade que lhes pertence.
- Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-Escolar : contributo do educador e das suas rotinas no contexto educativoPublication . Figueiredo, Maria Mexia de Almeida Campos de; Brito, Ana TeresaO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular “Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada” (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Progressivamente, este relatório foi sendo construído de acordo com as vivências no percurso de estágio, num Jardim de Infância, com um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, numa instituição pública. Decorrente desta imersão no contexto, o tema principal desta investigação trata da “Importância de desenvolver a autonomia em Educação Pré-escolar - contributo do Educador e das suas rotinas no contexto educativo”. Este é um tema que considero relevante e pertinente aprofundar e refletir como uma prática pedagógica a seguir, essencial na promoção de uma Educação Pré-escolar de qualidade. O objetivo deste relatório é, assim, entender qual a importância de desenvolver a autonomia num grupo de crianças em idade Pré-escolar, como se desenvolve no contexto onde a prática ocorreu e quais os principais contributos no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagens. Para esta investigação, optei por utilizar uma metodologia qualitativa. Para atingir os objetivos delineados, utilizei como técnicas de recolha de dados a observação participante, recorrendo a instrumentos como notas de campo, e realizei entrevistas individuais semiestruturadas à Educadora da sala e às crianças. Foi possível concluir, através do estudo realizado, que a autonomia é uma aprendizagem que se constrói numa parceria entre crianças e adultos, onde há espaço para partilharem as suas ideias, opiniões e respeitando a visão uns aos outros. Neste sentido, o papel que a Educadora desempenha no contexto Educativo e a forma como, intencionalmente, organiza as rotinas, vai contribuir para formar crianças responsáveis, capazes de pensar, escolher, decidir mais autonomamente na sociedade que lhes pertence.