Browsing by Author "Figueiredo, Carolina Martins Caeiro Rego"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação de Infância no Século XXI : qual o papel da voz ativa das crianças em contexto de jardim de infância?Publication . Figueiredo, Carolina Martins Caeiro Rego; Brito, Ana TeresaO presente relatório descreve a minha prática supervisionada em jardim de infância, realizada no ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ministrado pelo ISPA Instituto Universitário. Realizei esta prática numa Instituição Privada, situada no concelho de Lisboa. O grupo que me acolheu era composto por 20 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. O tema do Relatório, surge a partir das observações e reflexões sobre o contexto de estágio. Deste modo, começo por introduzir o tema e a razão pela qual o escolhi. Em seguida, faço o enquadramento teórico e uma breve apresentação sobre o que caracteriza uma pedagogia ativa e transmissiva, focando-me então, no papel do Educador e na sua importância no desenvolvimento de uma pedagogia ativa nos dias de hoje. Posteriormente, dedico um capítulo à caracterização do contexto da prática supervisionada em Jardim de Infância, onde descrevo e caracterizo a instituição e também descrevo o grupo que me acompanhou ao longo do período de estágio. Em seguida, no capítulo das opções metodológicas, abordo a problemática e a sua caracterização em contexto de estágio, chegando, então, às questões de investigação, centradas na compreensão da relevância da voz ativa da criança no seu bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem., que procurei compreender com base numa metodologia qualitativa, utilizando as observações e a entrevista como instrumentos de recolha de dados. No final do trabalho realizado sublinho a importância do/a Educador/a dar voz à criança, respeitando o seu espaço e, sobretudo, respeitando sempre o desenvolvimento/tempo de cada criança.