Browsing by Author "Ferreira, Raquel Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências literacia emergente e desempenho da leitura e escrita em crianças do pré-escolarPublication . Ferreira, Raquel Costa; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosA literacia emergente tem vindo a demonstrar um papel importante no pré-escolar, pois contribui para a construção de bases para a aprendizagem da leitura e escrita, envolvendo competências como consciência fonológica, conhecimento das letras do alfabeto e dos seus respetivos sons, escritas inventadas e nomeação rápida. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho consistiu na caracterização das competências de literacia emergente em alunos entre os 5 e 6 anos a frequentar o último ano do pré-escolar. Adicionalmente, procurou-se perceber de que modo estão relacionadas as competências em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e nomeação rápida com as capacidades precoces de leitura e escrita das crianças. No total, participaram 51 crianças de três turmas de pré-escolar de uma escola privada: Sala 1 (turma heterogénea), Sala 2(turma homogénea), Sala 3 (turma homogénea) – isto é, a turma heterogénea (ou mista) integrava alunos de 4/5 anos e a turma homogénea integrava apenas alunos de 5/6 anos. Para a caracterização das competências das crianças foram utilizadas as seguintes provas: conhecimento do nome e som das letras, duas provas (classificação da sílaba inicial e do fonema inicial) da Bateria de Provas de Consciência fonológica (Silva, 2002), prova de leitura emergente, prova de escritas inventadas e nomeação rápida. Os resultados obtidos permitem-nos perceber, em comparação com os resultados de outros estudos realizados com crianças do pré-escolar, que as crianças apresentam baixos scores na maioria das competências avaliadas, tendo-se verificado associações significativas entre as variáveis relativas à consciência fonológica (silábica e fonémica) e nome e som das letras e a leitura e escrita. Ao contrário de muitos estudos nesta área, não foi encontrada associação significativa entre a nomeação rápida e a leitura e escrita.