Browsing by Author "Ferreira, Mariana Sofia Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundárioPublication . Ferreira, Mariana Sofia Martins; Monteiro, VeraEsta dissertação de mestrado, centra-se no estudo das emoções, em aula e teste, na sua relação com a motivação na disciplina de português, e ainda na forma como estas duas variáveis se relacionam com o género e com o ano de escolaridade (10º, 11º e 12º ano). A metodologia utilizada foi quantitativa sendo que os dados foram recolhidos através de dois questionários: Um questionário de avaliação da autorregulação académica e um outro de avaliação das emoções de realização. Participaram 142 sujeitos do ensino secundário da região de Lisboa. Através dos resultados obtidos constatou-se que estes estudantes têm níveis baixos de motivação. Relativamente às emoções, tanto na aula como nos testes, os estudantes apresentam emoções mais positivas em relação à disciplina de Português do que emoções negativas. Constatou-se uma correlação positiva, significativa entre as emoções positivas e a motivação autónoma e uma correlação significativa, negativa entre as emoções negativas e a motivação autónoma. Relativamente ao género, os níveis de motivação autónoma foram mais elevados nas raparigas, os rapazes apresentaram níveis de motivação mais controlada, e as raparigas, em situações de teste, apresentaram valores superiores de ansiedade e zanga. Quanto ao ano de escolaridade, verificou-se que a motivação autónoma decresce do 10º para o 12º ano, que as emoções positivas em sala de aula decrescem com o aumento da escolaridade e o inverso se verifica com as emoções negativas, quer na situação de teste como de sala de aula.