Browsing by Author "Ferreira, Arminda Marques de Castro"
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- A música, as relações intergrupais e a escolaPublication . Ferreira, Arminda Marques de Castro; Amaral, Virgílio RibeiroGrande parte das vivências dos adolescentes desenvolve-se, não só em ambiente escolar, mas também fora deste, acompanhados muitas vezes, dos seus pares de estudo, sendo a música um importante canal de comunicação que lhes permite manifestar as suas emoções, os seus sentimentos e partilhar com os outros ideais e maneiras de estar. O objectivo deste estudo foi perceber se os diferentes géneros musicais ouvidos pelos adolescentes influenciam a formação de auto e hetero estereótipos e o seu comportamento na escola. Numa primeira fase do estudo – a parte qualitativa/exploratória - procurou-se perceber, através de pequenas entrevistas, quais as preferências musicais de um grupo de jovens estudantes, da região de Lisboa, entre os 15 e os 18 anos. O guião da entrevista foi elaborado a partir de perguntas abertas, devendo os jovens identificar espontaneamente dez géneros musicais; em seguida era-lhes solicitado para que os colocassem por ordem de preferência. Na mesma entrevista pedia-se ainda aos adolescentes que identificassem e caracterizassem “grupos” de jovens que existem nas suas escolas. A interpretação destas respostas, permitiu-nos chegar a uma listagem de estilos musicais percepcionados por adolescentes, e perceber que os mesmos reconhecem a existência de grupos de jovens nas escolas aos quais associam características psicológicas internas e externas. Na segunda fase do estudo – quantitativa - foi utilizado um questionário constituído por duas partes: - Em que a primeira consistiu numa Escala de Atributos onde os jovens deviam auto caracterizar-se em função das suas preferências musicais e caracterizar outros grupos de adolescentes. - A segunda parte consistiu numa Escala de Atitudes em relação à Escola, onde lhes era solicitada a avaliação das atitudes do seu grupo e de outros grupos. Pretendeu-se analisar a forma como os jovens categorizam os atributos de diferentes categorias sócio cognitivas relacionadas com gostos musicais e perceber se existe uma relação entre os factores identificados e as atitudes face à escola. A amostra foi constituída por 10 adolescentes para o estudo exploratório e de 120 no estudo quantitativo, que frequentavam entre o 10º e o 12º ano de escolaridade. Os Estilos Musicais alvo deste estudo foram o “Rock” o “Hip Hop”, o “Reggae” e o “Pop” porque no estudo exploratório foram estes os estilos seleccionados como os «mais preferidos». Os dados foram tratados estatisticamente através da Análise Factorial, método de análise das componentes principais. Os resultados do presente estudo não permitiram confirmar, as hipóteses inicialmente formuladas de que os adolescentes favorecem em termos de atributos e atitudes o grupo de amigos com os quais partilham os mesmas preferências musicais e desfavorecem os grupos de adolescentes que não apreciam os mesmos estilos musicais. Estudos recentes sobre o mesmo tema, têm utilizado em vez de um estilo individual, um género musical composto por um conjunto de estilos que representa uma tendência com algumas características comuns mas, que ao mesmo tempo, permite um maior grau de liberdade de escolha e identificação do adolescente. De referir que os adolescentes deste grupo etário, ainda se encontram em processo dinâmico de crescimento e de descoberta do seu eu, dos seus gostos, e receptivos a novas e diferentes experiências, cabendo, naturalmente nestas últimas as experimentações musicais.