Browsing by Author "Fernandes, Catarina Maria Branco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A descoberta da escrita no pré-escolar o papel do educador como impulsionador da aprendizagemPublication . Fernandes, Catarina Maria Branco; Martins, Margarida AlvesO presente relatório surge no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no decorrer do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar. Este apresenta de forma detalhada uma descrição e análise do contexto observado, no decorrer da prática pedagógica numa sala de Pré-escolar numa instituição de carácter privado. O principal objetivo deste relatório foi o de entender de que forma a ação da educadora numa sala de Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três (3) e os quatro (4) anos, e o ambiente educativo criado por esta, podem promover a aprendizagem da escrita nas crianças. Procurou-se responder às seguintes questões: Como emerge a escrita? Qual o papel da educadora enquanto promotora da linguagem escrita? De que forma o ambiente educativo promove a emergência da escrita? Quais as concepções da escrita por parte das crianças? Foi usada uma metodologia qualitativa e como técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação, participante e não participante, e a uma entrevista à educadora cooperante. Foram caracterizados o ambiente educativo e caracterizados detalhadamente alguns momentos chave em que a linguagem escrita foi usada pela educadora e pelas crianças. Conclui-se, sobre a importância do papel da educadora e do ambiente educativo para uma aprendizagem da linguagem escrita livre e com sentido antes da entrada no 1º Ciclo.