Browsing by Author "Fernandes, Beatriz Carina Mendes Cabanelas"
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- Regulação amocional e os comportamentos de brincadeira em crianças do pré-escolarPublication . Fernandes, Beatriz Carina Mendes Cabanelas; Santos, António JoséA presente investigação, apresenta como principal objetivo a compreensão de forma detalhada e aprofundada, a importância do contexto lúdico, do jogo e da brincadeira na regulação emocional das crianças do pré-escolar. A amostra é constituída por 51 crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos e 5 educadores, que frequentam o ensino pré-escolar de uma escola privatizada nos arredores de Lisboa. A nível de instrumentos, foi utilizado o Emotion Regulation Checklist para medir dimensões como a capacidade de regulação emocional e os níveis de labilidade emocional e, para a brincadeira, avaliou-se três domínios: a disrupção; a desconexão e interação positiva entre pares através do Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Os resultados mostram que quanto mais velha é a criança, menor é a utilização de comportamentos do tipo disruptivo, fenómeno congruente com estudos na área que mostraram através da maturação cognitiva e do desenvolvimento a aquisição de novas competências, tornando os comportamentos sociais das crianças, cada vez mais adequados e ajustados ao meio. Os dados revelam ainda que o número de interações positivas aumenta com a idade e que quantos mais habilitações literárias a figura materna possuiu menos serão os comportamentos desadequados. A perceção das mães revela que as crianças do sexo feminino apresentam melhor níveis de regulação emocional em comparação com os rapazes. No entanto em relação à perceção das educadoras face a brincadeira e os níveis de regulação emocional na visão das mães, não revela qualquer associação, mas verificou-se uma relação entre os comportamentos disruptivos e os níveis de labilidade emocional.