Browsing by Author "Fernandes, Ana Rita Soares Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar em contexto prisional: Motivações e desafiosPublication . Fernandes, Ana Rita Soares Pinto; Gaitas, SérgioA investigação “Ensinar em Contexto Prisional: Motivações e Desafios” explora as motivações e desafios dos professores em contexto prisional. Pretende identificar os fatores que motivam os professores a escolherem e permanecerem neste contexto, compreender os desafios enfrentados e verificar se as suas perspetivas em relação ao contexto mudaram ao longo do tempo. Parte-se da hipótese de que os desafios impactam na motivação docente. O estudo fundamenta-se nas Teorias da Expectativa-Valor (e.g., Alston et al., 2017; Miner, 2015; Van Eerde & Thierry, 1996; Watt & Richardson, 2015) e da Autodeterminação (e.g., Cernev & Hentschke, 2012; Deci & Ryan, 1985; Savolainen, 2018; Watt & Richardson, 2015). Foram realizadas 13 entrevistas estruturadas via Zoom com professores de várias regiões do país que lecionavam no ano letivo 2023/2024. A análise dos resultados foi efetuada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados indicam que os professores são motivados pelo desejo de impactar positivamente na vida dos alunos, isto é, de fazer a diferença e por uma forte necessidade de realização pessoal e profissional. Embora enfrentem dificuldades, encontram gratificação no seu trabalho, sendo influenciados por Fatores Humanos, Pedagógicos, Contextuais, Organizacionais e Políticos e de Formação. Conclui-se que, para aumentar a motivação e enfrentar os desafios, são necessários investimentos em formação, recursos e reconhecimento