Browsing by Author "Fernandes, Ana Rita Ligeiro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias tradicionaisPublication . Fernandes, Ana Rita Ligeiro; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste trabalho teve dois objetivos a elaboração de um programa para trabalhar emoções básicas com crianças em idade pré-escolar sustentado em histórias infantis e a análise do seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções a 3 níveis: nomeação, reconhecimento e conhecimento da causa das emoções, O programa foi desenvolvido com crianças dos 3 aos 5 anos, existindo um grupo de intervenção com questionamento ao nível das emoções (Alegria, Tristeza, Raiva e Medo) e um grupo de controlo. Após 8 sessões identificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os 2 grupos, no seu conhecimento das emoções.
- Estás triste? Tenho medo!Que raiva! Ele está alegre...Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias infantisPublication . Fernandes, Ana Rita Ligeiro; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste estudo teve como objetivos elaborar um programa e analisar o seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções (nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções), contextualizado por contos infantis, em crianças em idade pré-escolar. Participaram 94 crianças que frequentam três colégios, distribuídos por cinco salas do pré-escolar. De modo a avaliar a eficácia do programa, no pré e no pós-teste foi utilizada a Escala do Conhecimento das Emoções adaptado ao contexto português por Machado, Veríssimo e Denham (2012) que avalia o conhecimento das emoções nas dimensões nomear, reconhecer e compreender as causas das emoções. O programa utiliza o questionamento de contos infantis para promover a reflexão das emoções. Os resultados confirmam a ideia de que as crianças evoluem no conhecimento das emoções quando o mesmo é desenvolvido com o apoio do educador, verificando-se na maioria das emoções em todas as dimensões diferenças estatisticamente significativas entre o Grupo de Controlo e o Grupo Experimental. Também podemos identificar alguns efeitos diferenciados do programa consoante o grupo etário.