Browsing by Author "Faria, Mafalda Pinto Coelho Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regularPublication . Faria, Mafalda Pinto Coelho Rodrigues; Morgado, JoséCom o intuito de analisar a perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com deficiência mental no ensino regular, foi realizado um estudo do tipo quantitativo e de carácter comparativo e correlacional. No presente estudo, participaram 160 professores de diversas escolas públicas de zonas como Lisboa, Almada, Setúbal e Santarém. Foi utilizado como instrumento de investigação um questionário que permitiu concluir a perceção do docente, assim como quais as principais de necessidades de formação sentidas por estes para lidar com a inclusão destes alunos em salas de aula do ensino regular. Após a análise dos resultados foi possível concluir que a perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com deficiência mental varia em função do número de anos de docência, sendo os professores com menos de 25 anos que apresentam uma perceção mais positiva. Por outro lado, a perceção dos docentes não apresentou diferenças relativamente à experiência e formação em alunos com NEE, à disciplina que o docente leciona e ao conhecimento face à Portaria 275ª.