Browsing by Author "Domingos, Daniela Matos"
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- Contextos promotores das relações Interpessoais democráticas no 1º ciclo"Publication . Domingos, Daniela Matos; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surgiu no decorrer da Prática Supervisionada (PES), no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Este visa apresentar uma descrição e análise reflexiva da intervenção desenvolvida, durante a prática pedagógica com uma turma de 1º ano, numa instituição publica. O tema “Contextos promotores de relações interpessoais democráticas no 1º Ciclo” foi escolhido no final da minha prática supervisionada, que procedeu numa escola pública no centro de Lisboa, com uma população altamente heterogénea em termos das culturas de origem das crianças, bem como das suas famílias, e das suas aprendizagens. Do decorrer da prática supervisionada surgiu a ideia de construir um projeto em parceria com a minha colega Carolina Baganha, com o objetivo de desenvolver um jornal escola com a turma do 1º e do 3º Ano. Tendo como principal intencionalidade o desenvolvimento da Educação para a Cidadania de uma forma democrática através do trabalho de grupo entre ambas as turma de forma a dar importância ao trabalho realizado em equipa, ao respeito pelo o outro e aos direitos da criança. Para a investigação optei pela metodologia qualitativa, fazendo uso de observação direta participante com vista à recolha de dados ao longo do desenvolvimento do projeto acima referido; recorri ainda à análise documental das propostas de atividades e dos trabalhos produzidos pelas crianças no âmbito deste projeto. Através de algumas leituras e pesquisas feitas em relação a esta temática, posso evidenciar que o trabalho com grupos heterogéneos e com o desenvolvimento dos princípios para a cidadania apelam à reflexão e ação sobre os problemas sentidos por cada um ajudando assim a resolver quaisquer tipos de problemas relacionados com os direitos das crianças e o respeito pelo outro.