Browsing by Author "Dias, Alexandra Alice Monteiro"
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- A entrevista com base nas rotinas na intervenção precoce: Formadores e formandos em avaliaçãoPublication . Dias, Alexandra Alice Monteiro; Côrte-Real, JuditeAs perspectivas ecológico-transaccionais abriram portas à visão de intervenção precoce actual, que vê a família como um todo, valorizando os suportes, recursos e redes sociais que têm disponíveis e procurando responder às suas necessidades através de uma prestação de serviços que apoie e fortaleça a capacidade da família para melhorar e promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Neste modelo, centrado na família, os profissionais e as famílias trabalham de mão-dada, no sentido de reconhecer como se podem estruturar as práticas e criar programas que funcionem como meios de protecção. Escolher o curso e os métodos para a intervenção, é uma tarefa complexa a que McWilliam (2010) se tem dedicado, afirmando que se deve trabalhar, sempre que possível, em consonância com as rotinas e contextos onde as crianças passam a maior parte do seu tempo de aprendizagem. Este trabalho tem por objectivo a análise de alguns dados, resultantes de uma formação sobre a Entrevista com Base nas Rotinas (EBR), no âmbito de um estudo sobre a ‘Promoção da qualidade dos objetivos do Programa Educativo Individual/Plano Individual’, aplicando-se para o efeito a Lista de Verificação da Entrevista com base nas Rotinas (EBR) e questões relativas à avaliação da qualidade da formação. O grupo inclui 123 participantes, com uma média de 37,7 anos, sendo composto maioritariamente por elementos do sexo feminino (91,9%). Os resultados indicam que os formandos focaram, na sua maioria, aspectos positivos na formação, salientando sobretudo o seu conteúdo, impacto e metodologia; verificaram-se também algumas dificuldades na aplicação da EBR pelos formandos, sobretudo em itens associados à compreensão da perspectiva da família. Deste estudo pode-se concluir a necessidade de se apostar mais em formações que ajudem estes profissionais a desenvolver práticas centradas na família.