Browsing by Author "Daniel, Catarina Barreiros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metacognição e cálculo mentalPublication . Daniel, Catarina Barreiros; Montiel, António LuísO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e foi desenvolvido no ano letivo 2019/2020, tendo como principal objetivo demonstrar parte do trabalho desenvolvido ao longo da última prática supervisionada da formação, realizada numa escola pública com uma turma do 4º ano de escolaridade. O tema deste relatório é “a Metacognição e o Cálculo Mental”. Este tema surge pela importância da valorização do cálculo mental e do desenvolvimento de competências associadas ao mesmo, desde os primeiros anos de escolaridade. A metacognição surgiu com o objetivo de compreender a importância que assume o facto de as crianças conseguirem pensar sobre o pensar, ou seja, a importância de pensarem sobre como resolvem os problemas e operações com recurso ao cálculo mental e como isso influencia o seu processo de aprendizagem e aquisição de competências de cálculo mental. Para este estudo foi seguido o paradigma qualitativo de investigação e, com recurso à observação participante e a instrumentos de recolhas de dados, procedeu-se à análise reflexiva sobre as quatro atividades planificadas e implementadas por mim, no decorrer da prática de ensino supervisionada. Esta análise reflexiva das atividades permitiu-me concluir que os dois temas em questão, metacognição e cálculo mental, estão relacionados e que contribuem mutuamente para o desenvolvimento um do outro, ou seja, alunos com competências metacognitivas apresentam maiores capacidades de cálculo mental e ainda, o desenvolvimento constante de atividades de cálculo mental e sua discussão promove o desenvolvimento de competências metacognitivas.