Browsing by Author "Cunha, Maria Madalena Barradas MC Carthy Ferro da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O professor como mediador na construção das aprendizagensPublication . Cunha, Maria Madalena Barradas MC Carthy Ferro da; Martins, Margarida AlvesO presente relatório emerge da Prática Supervisionada do final do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação apresentado surge do estágio numa instituição privada com um grupo do 2º ano de escolaridade que integra 21 alunos. Tendo como objetivos caracterizar as estratégias de mediação de interações nos momentos de trabalho em grande grupo, e compreender de que forma promovem o avanço da discussão coletiva, elaboraram-se duas questões de investigação: 1) Que tipo de estratégias são usadas nos momentos coletivos? e 2) De que forma é que contribuem para avanços nos processos de aprendizagem?. Adotou-se uma metodologia qualitativa tendo sido realizada uma observação participante. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram gravações áudio e excertos do Diário de Bordo. Analisaram-se as dinâmicas e diálogos do grupo e construíram-se duas grelhas, fazendo a ponte entre a teoria e experiência vivida, com categorias de intervenção do professor e categorias de intervenção das crianças. Consideraram-se cinco excertos de discussão, dois deles mediados pela professora cooperante e três mediados pela professora estagiária. Observou-se uma dinâmica de co-construção, em que o adulto promovia uma participação ativa das crianças através de práticas de questionamento, reformulação, sistematização e apelo ao envolvimento por meio de perguntas relacionadas com experiências anteriores das crianças. Observou-se que as crianças se apropriaram deste tipo de dinâmica, elaborando também elas, sistematizações e reformulações, associando-as ao pensamento de outros intervenientes do grupo. Verificou-se que as estratégias utilizadas contribuíram para o avanço nos processos de aprendizagem.