Browsing by Author "Cunha, Maria Clarisse Conde e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas familiares de literacia : Percepção de um grupo de crianças em idade pré-escolar e sua relação com o conhecimento emergente da linguagem escritaPublication . Cunha, Maria Clarisse Conde e; Monteiro, VeraEste trabalho tinha como objectivos caracterizar as práticas de literacia familiar quanto ao tipo de actividades desenvolvidas e quanto à sua regularidade, de acordo com a percepção das crianças, e verificar se existia alguma relação entre essa percepção e o conhecimento emergente da linguagem escrita. Participaram neste estudo 40 crianças com 5-6 anos, pertencentes a famílias de diferentes níveis sociais e que frequentavam o ensino pré-escolar pelo último ano, a quem se aplicaram três instrumentos: uma prova de conceptualizações da linguagem escrita, uma prova de funcionalidade de suportes escritos e um questionário de percepções das crianças sobre as práticas familiares de literacia. Os resultados obtidos mostraram que, de acordo com a percepção destas crianças, as famílias se diferenciavam no que respeita às práticas de literacia desenvolvidas e à sua regularidade, à excepção da actividade de leitura de histórias que foi referida pela maioria das crianças como sendo a actividade mais desenvolvida em contexto familiar. As actividades de treino eram as que desenvolviam com mais regularidade. Foi encontrada uma associação significativa entre as conceptualizações e a prova de funcionalidade e relações pontuais entre a frequência de algumas práticas e os conhecimentos emergentes de literacia das crianças