Browsing by Author "Cunha, Catarina Corrêa Mendes Barão da"
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- Avaliação de um programa de intervenção precoce : Expectativas e satisfação das famílias apoiadasPublication . Cunha, Catarina Corrêa Mendes Barão da; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaCom este trabalho pretendeu-se dar continuidade ao estudo de Santos (2006) e avaliar as expectativas e o nível de satisfação das famílias atendidas pelo Programa de Intervenção Precoce de Oeiras (PIPO) relativamente aos apoios prestados pelo mesmo serviço. Pretendeu-se ainda entender a relação entre as expectativas e a satisfação das mesmas famílias, inquiridas em momentos diferentes do apoio, e perceber se as expectativas das famílias variam em função das suas características (idade das crianças no início do apoio, tipo de risco associado, grau de escolaridade dos pais). Participaram neste estudo 20 famílias apoiadas pelo PIPO. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Expectativas das Famílias, preenchido por todas as famílias participantes e o Questionário de Satisfação das Famílias, ao qual responderam, um ano depois, nove famílias. Os resultados do nosso estudo, através da análise de médias obtidas, indicam que, globalmente, as famílias não têm expectativas muito elevadas (x=0,6) e que estão satisfeitas com a prestação de serviços do PIPO (x=0,99). Os resultados da relação entre as expectativas e satisfação das mesmas famílias mostram que estas se mostram mais satisfeitas (x=0,99) do que esperavam inicialmente (x=0,36). Utilizou-se o coeficiente de Correlação Ró de Spearman, para medir a intensidade da relação entre as expectativas dos pais e a idade das crianças no início do apoio, tendo-se concluído que a associação entre as variáveis não é significativa. A análise da relação entre as expectativas das famílias inquiridas e a situação de deficiência comprovada (risco estabelecido) ou situação de risco (envolvimental ou biológico), através do teste não paramétrico de Mann-Whitney, mostra que globalmente, as expectativas das famílias não variam em função do tipo de risco envolvido. Por fim, o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiu verificar que as expectativas das famílias inquiridas não variam em função do grau de escolaridade dos pais.