Browsing by Author "Cruz, Marina Alexandra Pereira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissionalPublication . Cruz, Marina Alexandra Pereira da; Monteiro, VeraA presente investigação teve como objetivos analisar o autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do ensino secundário geral e profissional. Participaram neste estudo 279 alunos que frequentavam o último ano do ensino secundário. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a escala de autoconceito académico para adolescentes e a escala de motivação académica para o ensino secundário. Os resultados obtidos demonstraram que (1) não existem diferenças significativas nos níveis de autoconceito académico entre os dois tipos de ensino; (2) os níveis de motivação diferem de acordo com o tipo de ensino frequentado, sendo que os alunos do ensino profissional apresentam níveis de desmotivação mais elevados mas, são, também, os alunos mais motivados intrinsecamente; (3) existe uma associação linear significativa positiva entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de motivação académica extrínseca e intrínseca e uma associação linear significativa negativa entre os níveis de autoconceito académico e os níveis de amotivação, independentemente do tipo de ensino; (4) existe uma associação entre o tipo de ensino e o sucesso académico, quando medido em reprovações do 5º ao 9º ano e quando medido em reprovações no secundário, ambas a favor dos alunos do ensino geral; (5) não existem diferenças significativas entre alunos com e sem reprovações no ensino profissional e no ensino geral verificam-se apenas para o autoconceito académico, para a amotivação e motivação mais extrínseca; (6) existe uma associação entre o tipo de ensino e as expectativas dos alunos do secundário, nomeadamente que os alunos do ensino geral manifestam maior intenção para prosseguir os estudos; (7) existe uma associação entre as expectativas dos alunos e os seus níveis de autoconceito académico e motivação académica.