Browsing by Author "Costa, Pedro Miguel Gameiro da"
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- Stress ocupacional em docentes do ensino básico-emoções, engagement e exaustãoPublication . Costa, Pedro Miguel Gameiro da; Caetano, AntónioEste estudo focaliza-se no stress da classe de professores, dentro ou fora da sala de aula. A opção pelos professores resulta do facto desta profissão ser conhecida como uma das que mais pode potenciar níveis muito elevados, quer de stress ocupacional quer de burnout (Aronsson, Svensson, & Gustafsson, 2003; Chaplain, 2008; Sann, 2003). A literatura refere que a principal razão da pressão sentida pelos professores é o comportamento dos alunos (pouca motivação, absentismo, indisciplina), mas contam-se também o tipo de trabalho (pouco tempo para ministrar todo o programa, excesso de tarefas administrativas) ou as relações interlaborais ou hierárquicas. Não bastando compreender quais são as razões do stress na classe educacional, é igualmente indispensável analisar como se processa a adaptação emocional dos indivíduos perante estas realidades. Os meios de adaptação possibilitam entender a razão porque alguns indivíduos conseguem reagir de forma mais assertiva perante situações desfavoráveis e outros não descobrem a força necessária para o fazer quando postos perante um cenário similar (Gomes, 2014). O presente estudo tem um carácter correlacional e baseia-se num questionário estruturado, aplicado a uma amostra de conveniência de 130 docentes do ensino básico. Os participantes são profissionais da área da educação com idades compreendidas entre os 31 e os 70 anos de idade, sendo a sua grande maioria licenciados, tendo os restantes um grau de pós-graduação. Fazendo a segmentação por sexo, 92,3% são do sexo feminino. As variáveis em estudo são a Exaustão, Engagement, Reavaliação Cognitiva, Emoções Negativas e Supressão de Emoções Negativas. Foram consideradas 6 hipóteses para teste: H1: Quanto mais elevado o nível de Emoções Negativas maior será o grau da Exaustão dos professores; H2: Quanto mais elevado o nível de Emoções Negativas menor será o Engagement dos professores; H3: Quanto maior a Reavaliação Cognitiva menor será o nível de Exaustão dos professores; H4: Quanto maior a Supressão de Emoções Negativas maior será o nível de Exaustão dos professores; H5: Quanto mais elevado o Engagement menor será o nível de Exaustão dos professores; H6: A relação entre as emoções negativas e a exaustão é mediada pelo Engagement. Os resultados revelam que as Emoções Negativas estão significativamente e associadas com a Exaustão indicando que quanto mais Emoções Negativas, maior será a Exaustão. As Emoções Negativas apresentam-se significativamente associadas com o Engagement, indicando que quanto mais Emoções Negativas, menor será o Engagement. Os resultados revelam que o Engagement está significativamente associado com a Exaustão, no sentido em que quanto maior o Engagement menor a Exaustão. Já os resultados da relação entre a reavaliação cognitiva e a supressão de emoções negativas não revelam uma associação significativa com a exaustão. Assim, estes resultados suportam as nossas hipóteses (H1, H2 e H5).