Browsing by Author "Costa, Patrícia Isabel Monteiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação intercultural e inclusiva em educação pré-escolar : da diversidade de línguas e culturas à interação entre paresPublication . Costa, Patrícia Isabel Monteiro; Pereira, MónicaO presente relatório apresenta análise crítica e reflexiva desenvolvida num jardim de infância, com um grupo de vinte crianças com idades entre os quatro e os seis anos e a equipa educativa. A partir de observação de duas crianças que não falavam e não compreendiam português, emergiu interesse pela educação intercultural e inclusiva e pelas interações verbais e não verbais entre pares com línguas maternas diferentes. Assim, realizou-se uma investigação qualitativa, recorrendo a observação, entrevista e a um questionário, com o objetivo de compreender as relações entre pares com línguas maternas diversas, compreender o papel do educador no processo de inclusão de crianças cuja língua materna não é o português, bem como, analisar as possibilidades de comunicação e envolvimento dos pais. As informações recolhidas revelaram que as crianças que não falavam e não compreendiam o português aprenderam a comunicar oralmente por via da interação com os seus pares; também o ambiente educativo contribuiu para as crianças conhecerem e compreenderem a língua portuguesa e realizarem interações e aprendizagem interculturais; assim como, que quando as crianças compreenderam que podiam apoiar os seus pares na aprendizagem da língua portuguesa e que, simultaneamente, nessa interação, também aprendiam outra língua, evidenciaram sinais de motivação, felicidade e maior envolvimento com as duas crianças cuja língua materna não é o português. Considerando-se assim, que a valorização de diversas formas de comunicar – verbal e não verbal – que foram usadas pelas crianças e valorizadas pela equipa educativa, promoveu-se a diversidade linguística e a inclusão das duas crianças.