Browsing by Author "Costa, Filipa Alexandra Rodrigues Neto da"
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- Práticas de literacia familiar e crenças de autoeficácia parental: caracterização e a sua relação com os conhecimentos de literacia emergente de crianças do ensino pré-escolarPublication . Costa, Filipa Alexandra Rodrigues Neto daO presente estudo teve como objetivos principais caracterizar os conhecimentos de literacia emergente de crianças em idade pré-escolar, caracterizar as práticas de literacia familiar e as crenças de autoeficácia dos pais para proporcionarem atividades em torno da literacia aos seus filhos. Para além disso, procurou-se averiguar possíveis relações entre os conceitos referidos. Participaram no estudo 36 crianças com uma média de idades de 5 anos e 11 meses, de três IPSS diferentes nas quais se encontravam a frequentar o último ano do ensino pré-escolar, e os seus respetivos pais. Os dados para a presente investigação foram recolhidos com recurso a sete instrumentos diferentes: 5 dirigidos às crianças (Conhecimento das Letras; Teste de Linguagem Técnica de Leitura e Escrita; Prova de Funcionalidade da Linguagem Escrita; Entrevista sobre as conceptualizações da Linguagem Escrita; Bateria de Provas Fonológicas) e dois dirigidos aos pais (Escala de Práticas de Literacia Familiar e Escala de Percepção de Autoeficácia Parental relativa a comportamentos promotores de conhecimentos de leitura e escrita). Os principais resultados obtidos neste estudo revelam que as crianças da nossa amostra, mesmo antes de iniciarem o ensino convencional, já possuíam alguns conhecimentos acerca da linguagem escrita, embora, para a grande maioria não se apresentassem, ainda, desenvolvidos de forma muito consistente. Constatou-se alguma diversidade no tipo de práticas de literacia desenvolvidas pelas diferentes famílias, observando-se que as práticas de treino e ensino eram as que com maior frequência os pais referiram utilizar. Também se constatou que quanto mais elevada era a autoeficácia percecionada pelos pais mais frequente era o seu envolvimento nas práticas de literacia. Por fim, observámos que, à exceção do conhecimento do nome das letras, os conhecimentos de literacia emergente das crianças não demonstraram uma associação significativa com as práticas de literacia familiar nem com as crenças de autoeficácia dos pais.