Browsing by Author "Correia, Ricardina"
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- Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintesPublication . Correia, Ricardina; Fidalgo, ZildaEste estudo procura identificar as diferenças nas interacções de tutela estabelecidas entre mães ouvintes com crianças surdas e mães ouvintes com crianças ouvintes, quer ao nível da partilha de responsabilidade pela execução da tarefa, numa situação de resolução de problemas, quer ao nível da comunicação referencial. Além disso, dentro das díades de mãe/criança surda, pretendeu verificar-se se a percepção que as mães têm sobre as dificuldades de comunicação estão relacionadas com a partilha da responsabilidade pela tarefa no decorrer da interacção. Participaram 5 díades mãe ouvinte/criança surda e 5 díades mãe ouvinte/criança ouvinte. As crianças tinham idades compreendidas entre os 3 anos e 10 meses e os 6 anos exactos, tendo sido constituídos dois grupos emparelhados. Os instrumentos utilizados para o emparelhamento dos grupos em termos de desenvolvimento foram: as Matrizes Progressivas de Raven e a sub-escala E (Realização) da Escala de Desenvolvimento da Griffiths. As díades foram observadas durante a realização de 3 puzzles, de dificuldade crescente. As interacções foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Após as transcrições, analisaram-se as interacções com base na Escala de Elbers, Maier, Hoekstra e Hoogsteder (1992), já usada em estudos anteriores (como é exemplo o estudo de Ferreiro, 2003) e da Grelha de Análise da Comunicação Referencial de Fidalgo (1991, 2000), inspirada em Wertsch (1985). Por fim foi ainda passado às mães das crianças surdas um questionário adaptado da versão original de Meadow-Orlans (1990) que permite avaliar o impacto da surdez na família, nomeadamente ao nível da comunicação com a criança. Os resultados foram congruentes com a literatura encontrada e revelaram que: · Nas díades constituídas por crianças surdas e mães ouvintes, as crianças apresentam um menor nível de autonomia, tendo menos responsabilidade pela tarefa. · As díades constituídas por crianças surdas apresentam mais ocorrências de expressões referenciais não verbais (apontar, dar…). · Verifica-se uma relação positiva entre a percepção da dificuldade em comunicar com os filhos surdos pelas mães ouvintes e a menor participação activa dessas crianças na realização das tarefas.