Browsing by Author "Correia, Ana Cláudia"
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- Valores profissionais família e grupo de paresPublication . Correia, Ana Cláudia; Carita, AnaA sociedade está a sofrer transformações constantes que envolvem culturas, valores, ideias e necessidades, com implicações no o desenvolvimento dos indivíduos. O presente estudo surge da necessidade de compreender a situação actual, como estes fenómenos actuam nos indivíduos, nomeadamente na sociedade portuguesa, pelo que nos pareceu pertinente perceber, como se expressam os valores profissionais adoptados pelos adolescentes portugueses, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, bem como a sua relação com a percepção que os adolescentes têm do seu relacionamento com a família e com o seu grupo de pares. De igual modo, pareceu-nos, pertinente perceber como variam os valores profissionais, também, em função das variáveis demográficas usuais, tais como o género e o estatuto socioeconómico. A amostra é constituída por 447 adolescentes a frequentarem 11º ano de escolariedade, de Várias Escolas Secundárias públicas da Margem Sul. A média total das idades dos alunos é 16.71. Sendo que, dos 447 adolescentes, 262 dos participantes são do sexo feminino e 185 são do sexo masculino. São três os instrumentos utilizados a Escala de Valores WIS, a Escala de Percepção de Relação com a Família, e a Escala de Suporte e Imagem Social do Grupo de Pares. Nos resultados verificou-se, relativamente à primeira hipótese, que os adolescentes com uma percepção positiva da sua relação com a família atribuem uma concessão de maior importância a valores profissionais, característicos do pósmaterialismo. Verificou-se, também, no que se refere à segunda hipótese, que os adolescentes com uma percepção positiva do suporte e imagem social do grupo de pares atribuem uma concessão de maior importância a valores profissionais, de índole pósmaterialistas. No que concerne à terceira hipótese, foi ainda possível constatar que existem diferenças significativas em alguns dos valores defendidos pelos adolescentes que mantém, simultaneamente, uma relação positiva com a família e com os pares e os que apenas apresentam relação positiva com um destes contextos sociais. Encontraram-se ainda diferenças significativas, para a quarta hipótese, no que diz respeito ao género, relativamente aos valores profissionais defendidos, nomeadamente a nível dos valores altruísmo e actividades física. E, por fim, para a quinta hipótese, encontraram-se, também, algumas diferenças significativas entre os valores profissionais defendidos e os estatutos socioculturais da família.