Browsing by Author "Comparada, Sara Raquel Parreira"
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- Padrões de vinculação em crianças com perturbação da relação e da comunicação : Estudo comparativo com 8 criançasPublication . Comparada, Sara Raquel Parreira; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraA vinculação é definida como um laço afectivo particular que a criança pequena cria com a sua mãe. Este laço é mediado por um conjunto de comportamentos de orientação social que levam à interacção entre a mãe e o bebé. As crianças autistas mostram poucas competências na produção de respostas afectivas ajustadas e caracterizam-se por marcadas dificuldades nas áreas da interacção social e da comunicação. Assim, durante muito tempo associou-se ao autismo, uma incapacidade de criar relações de vinculação. O presente estudo tem como objectivo avaliar a qualidade das relações de vinculação em crianças autistas. A amostra é constituída por 8 crianças, com idades compreendidas entre os 27 e os 42 meses, com o diagnóstico de “Perturbação da Relação e da Comunicação”. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, de acordo com a variável “intenção comunicativa” avaliada através da Escala de Comunicação Pré-Verbal (Kiernan & Reid, 1987). Assim, quatro sujeitos apresentavam capacidade para comunicar de forma intencional com os outros, e os restantes ainda não haviam adquirido essa competência. Compararam-se os dois grupos em relação à qualidade da vinculação que foi avaliada através do procedimento da Situação Estranha (Ainsworth et al., 1978). Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre a qualidade da vinculação e a intenção de comunicar. Os resultados mostram, também, um predomínio das relações de vinculação inseguras (ambivalentes e evitantes). As crianças que têm relações de vinculação inseguras tendem a exibir menos comportamentos de orientação social, como a interacção à distância.