Browsing by Author "Cavalinhos, Filipa"
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- Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cavalinhos, Filipa; Monteiro, Vera; Silva, José Maria de CastroO presente estudo insere-se na temática da escola inclusiva, essencialmente no tipo de práticas pedagógicas diferenciadas e a relação com o autoconceito dos alunos e a autonomia na realização das aprendizagens. A presente investigação tem como base teórica os fundamentos da escola inclusiva, a problemática da qualidade na escola e o papel da diferenciação pedagógica ao suporte a essa qualidade. O desenvolvimento da carreira docente como suporte à experiência docente e ao tipo de práticas utilizadas. A autonomia como domínio central num conjunto de práticas de qualidade e como suporte ao envolvimento efectivo dos alunos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. E ao autoconceito como medida do desenvolvimento global do indivíduo e como suporte ao sucesso educativo e à realização de novas aprendizagens. A amostra do estudo corresponde a 131 alunos, de oito turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, de duas Escolas Públicas de Portimão e aos 8 Professores titulares respectivos a cada turma. Foram utilizados três questionários, o primeiro com o objectivo de avaliar o tipo e a frequência de utilização de um conjunto de práticas pedagógicas diferenciadas. O segundo para avaliar o autoconceito dos alunos. E o terceiro e último para medir e identificar o pólo motivacional da autonomia de cada aluno. Como resultados expressivos, destacam-se as diferenças significativas na dimensão da competência académica do autoconceito para os professores com menos experiência. São aqueles que parecem utilizar com mais frequência práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento positivo do autoconceito no domínio exclusivo da percepção dos alunos ao desempenho académico. Apesar de não se verificarem diferenças significativas, os alunos encontram-se no pólo motivacional mais intrínseco, o que demonstra que a autonomia nas aprendizagens parece ocorrer por variáveis internas ao indivíduo. E por último, a superior posição dos itens da dimensão Clima Social no conjunto total de práticas pedagógicas e a baixa posição dos itens correspondentes à dimensão Organização do Trabalho. De realçar ainda a posição superior dos itens correspondentes à dimensão Autonomia, variável central do estudo.