Browsing by Author "Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário sobre a Experiência do Ensino Online Versus o Ensino Presencial durante o COVID-19Publication . Carvalho, Maria Madalena de Freitas Dias Milheiro de; Gaitas, Sérgio Miguel ProtásioA pandemia associada ao COVID 19 condicionou alterações nas práticas educativas em todo o mundo. A transição do ensino presencial para o ensino online. concretizou-se de forma súbita e desafiadora para os alunos e toda a comunidade educativa. Com a finalidade de estudar a perceção dos alunos de 3º ciclo e ensino secundário sobre a experiência online versus ensino presencial durante o confinamento foi realizado um estudo retrospetivo com 207 alunos do 3º ciclo e ensino secundário em lisboa, com aplicação de questionário online na presença do investigador. As variáveis aplicadas foram a adaptação do questionário “Classroom versus Online Study Questionnaire (COSQ)” para a língua portuguesa, a construção e validação de um instrumento bem-estar. Comparou-se a perceção que os alunos têm sobre os dois tipos de experiências de ensino no que diz respeito às componentes da aprendizagem (concentração, autoconfiança e interesse e competências); à frequência das práticas de diferenciação pedagógica e aos níveis de bem-estar percebido pelos alunos (socioeconómico, cognitivo e material) e a correlação entre as várias variáveis. Os resultados obtidos revelam que, neste grupo de alunos, o ensino presencial é preferido pelos alunos, em comparativo com o online, no que diz respeito aos componentes da aprendizagem. Todas as outras variáveis não demonstraram diferenças entre o ensino online e o presencial.