Browsing by Author "Carneiro, Maria Isabel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A espiritualidade em educação de infância: Como vivem as crianças a sua espiritualidade?Publication . Carneiro, Maria Isabel; Brito, Ana TeresaEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim de Infância, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) conducente ao grau de Mestre em EPE do ISPA-Instituto Universitário. A Prática Supervisionada em Jardim de Infância decorreu numa instituição de cariz privado e católico, numa sala com um grupo de crianças de 3 anos. O presente estudo sobre a espiritualidade em Educação de Infância, enraíza-se numa problemática intrínseca e motivacional que se adequa ao Projeto Educativo da instituição. As questões de partida nasceram da minha necessidade em aprofundar conhecimentos relacionados com a espiritualidade na infância, nomeadamente na prática docente nesta dimensão humana. O estudo teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo a instrumentos de pesquisa, nomeadamente à observação e a entrevistas que ajudaram a compreender melhor a expressão da espiritualidade nos contextos práticos de Educação de Infância. Com os dados recolhidos e com as leituras efetuadas e sintetizadas no enquadramento conceptual consegui adquirir e aprofundar conhecimentos teórico-práticos relacionados com intervenção do Educador de Infância na área em questão. Destacam-se a importância da capacidade de observação e de escuta, a sensibilidade e a promoção do tempo e do espaço a cada criança, para que se sinta segura potenciando confiança e bem-estar. O acróstico definido por Nye (2019) - S.P.I.R.I.T. - que estabelece seis critérios para o trabalho diário do/a Educador/a de Infância com as crianças visando potenciar a sua espiritualidade, foi essencial para ajudar a concretizar a intencionalidade educativa que permite atribuir sentido fundamentado à ação pedagógica.