Browsing by Author "Cardoso, Ana Sofia Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os professores do ensino especial e do ensino regular face ao decreto-lei nº 3/2008Publication . Cardoso, Ana Sofia Ferreira; Ramalho, GlóriaA problemática em torno da inclusão tem-se manifestado pela necessidade de incluir todos os alunos no sistema escolar, devendo este ser adaptado e flexível às necessidades de cada um. O presente estudo pretende abordar as questões associadas às representações que os professores dos ensinos especial e regular têm da legislação referente às Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente face ao decreto-lei nº3/2008, numa amostra constituída por 10 professores do ensino especial e 17 professores do ensino regular. Para tal, com base no decreto-lei nº 3/2008 foi realizado um guião de entrevista que fosse ao encontro de vários tópicos fulcrais para conhecer as diferentes considerações dos professores. Após a análise dos resultados obtidos foi possível perceber que os professores do ensino especial têm uma apreciação global mais positiva do decreto, enquanto os professores do ensino regular têm uma apreciação global mais negativa. Quanto ao conhecimento e divulgação do decreto, os professores do ensino especial referem conhecer o decreto, cuja divulgação foi boa. Enquanto os professores do ensino regular afirmam ter um conhecimento mediano do decreto, referindo que a divulgação foi má ou inexistente. Quanto às sugestões referidas encontrámos como a mais importante em ambos os grupos de professores os “recursos humanos”, sendo para estes uma mais-valia para colmatar as necessidades dos alunos e dos professores na escola. A investigação constante do desenvolvimento da legislação, junto dos intervenientes da comunidade educativa, parece ser a forma mais eficaz para se perceber se estamos perante um caminho inclusivo, como ambiciona o decreto-lei nº3/2008.