Browsing by Author "Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As dificuldades de leitura e escrita em crianças surdas profundas: Um estudo de caso com quatro criançasPublication . Almeida, Mariana Oliveira Martins Tavares de; Martins, Margarida AlvesO presente estudo de caso procurou analisar as dificuldades sentidas pelas crianças surdas, filhas de pais surdos, e pelas crianças surdas, filhas de pais ouvintes, em relação à escrita e à leitura. Para tal analisámos quatro crianças surdas profundas do 3º e do 4º ano de escolaridade, duas filhas de pais surdos e duas filhas de pais ouvintes. De forma a perceber a narrativa oral (Língua Gestual Portuguesa) e escrita, as crianças contaram uma história a partir de uma sequência de imagens. Para perceber a leitura foram passadas três provas (reconhecimento de palavras, selecção ortográfica e compreensão de frases). Após a análise dos dados podemos concluir que, relativamente às narrativas escritas, estas crianças, apresentaram textos pouco estruturados, compostos essencialmente por frases simples e limitaram-se a descrever as imagens que compunham a história. Relativamente à leitura, percebemos que estas crianças sentem algumas dificuldades nas três vertentes analisadas neste estudo. Embora este trabalho não nos permita generalizar os resultados não encontrámos grandes diferenças em relação às dificuldades apresentadas pelos sujeitos. Apesar de podermos afirmar com alguma certeza que, tanto na escrita como na leitura, o sujeito filho de pais surdos, com aquisição da língua gestual à nascença, foi o que conseguiu a melhor prestação.