Browsing by Author "Alexandre, Joana Dias"
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- Aventuras do Búzio e da Coral – Benefícios do jogo de prevenção universal do abuso sexual para crianças em idade escolarPublication . Alexandre, Joana Dias; Agulhas, Rute; Carvalho, Helena; Lopes, CatarinaResumo: O abuso sexual é uma problemática com elevada prevalência e com um impacto negativo muito significativo na vida de uma criança ou jovem, da sua família e da comunidade. Neste contexto, é fundamental disseminar a utilização de materiais de prevenção universal. No presente artigo procurou-se avaliar em que medida o jogo “Vamos prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas et al., 2016), destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, promove um conjunto de conhecimentos para lidar com a problemática do abuso sexual. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo quantitativo (com pré e pós teste), com uma amostra de 101 crianças dessa faixa etária e de ambos os sexos, que jogaram o jogo. Os resultados demonstram que as crianças avaliam o jogo de uma forma muito positiva, verificando-se uma diminuição estatistica mente significativa de respostas incorretas e de respostas incertas do pré-teste (i.e., antes de jogar o jogo) para o pós-teste (i.e., após jogar o jogo). Ainda que modestos, estes resultados apontam para a importância de apostar em materiais que procurem aumentar a compreensão das crianças sobre os riscos e potenciar fatores de proteção no âmbito da problemática do abuso sexual.
- Mulher toxicodependente e suas representações: Um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Medeiros, Katruccy; Maciel, Silvana; Alexandre, Joana DiasInexistente.
- A Prematuridade na Perspectiva das mães : estado psicoemocional, autoestima e bonding em mães primíparas e multíparasPublication . Alexandre, Joana Dias; Monteiro, Lígia Maria Santos; Branco, Irina; Franco, CarlaResumo: A literatura tem referido que a prematuridade do bebé gera nas mães níveis mais elevados de ansiedade, sentimentos depressivos, assim como níveis mais baixos de autoestima, comparativamente com mães de bebés de termo, o que poderá conduzir a um envolvimento emocional mais negativo com o recém-nascido. Essa vivência parece variar em função da paridade das mães (i.e., mãe pela primeira vez vs. multípara) não obstante não serem muito claras as particularidades desta variável. Este estudo teve como objetivo analisar num grupo de mães primíparas e multíparas com bebés prematuros, as associações entre o estado Psicoemocional, a Autoestima e o Bonding maternos. Participaram 50 mães (27 primíparas e 23 multíparas), com bebés pré-termo recrutados numa maternidade pública de Lisboa. Os resultados indicam que as mães multíparas apresentam níveis mais elevados de Sentimentos Depressivos expressando, também, uma maior Capacidade e Preparação Geral para a função materna. A Capacidade Geral para tratar do bebé surge associada de forma negativa com o seu estado Psicoemocional e de forma positiva com o Bonding. As associações negativas encontradas entre Ansiedade e Aceitação do bebé, e entre Estado Psicoemocional e Bonding não parecem variar em função da paridade, mostrando que os desafios se colocam a ambos os grupos de mães.