BMAR - Dissertações de mestrado
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Browsing BMAR - Dissertações de mestrado by Author "Abril, Catarina Bandeira Henriques"
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- Preliminary assessment of elasmobranch occurrence, and mapping of potential overlap with human activities, using noninvasive methods: the case study of the Berlengas Natural ReservePublication . Abril, Catarina Bandeira Henriques; Pais, Miguel Pessanha Freitas BrancoComo predadores e mesoconsumidores, os elasmobrânquios têm um papel fundamental em regular a saúde dos ecossistemas. Devido à enorme falta de conhecimento científico sobre estas espécies, e às suas características de vida vulneráveis (i.e., baixa fecundidade e maturidade tardia), os tubarões e raias têm-se tornado, progressivamente, uma preocupação na agenda da conservação. A Reserva Natural das Berlengas (RNB) é casa destas espécies com relatos históricos importantes habitats para estas espécies (Carreiro dos Cações). Neste estudo, a presença de elasmobrânquios foi avaliada através de três métodos não invasivos: câmaras com isco georreferenciadas (BRUVs), questionários semiestruturados aos diferentes usuários da área marinha protegida e dados de observações a bordo das frotas de palangre locais. Para além disso, as diferentes atividades que ocorrem dentro da MPA – pesca comercial, pesca recreativa e turismo náutico – foram caracterizadas e mapeadas usando o software QGIS. Para identificar potenciais áreas de risco de sobreposição de áreas humanas com espécies vulneráveis um índice de vulnerabilidade foi desenvolvido. Segundo o índice, áreas como o Rinchão e a zona a sul da ilha da Berlenga destacaram-se como apresentando risco elevado devido à presença de espécies de elevada sensibilidade, como o tubarão-anequim (Isurus oxyrinchus) e indivíduos da família Sphyrnidae, em zonas onde ocorrem atividades de alto impacto como pesca por palangre. Este trabalho contribuiu para a caracterização dos elasmobrânquios das Berlengas, na ausência de dados à priori, usando apenas dados não invasivos, provando assim o valor destas como fonte de informação complementar à informação científica.