Educação Pré-escolar
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Educação Pré-escolar by advisor "Gaitas, Sergio"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Tempo de Estudo Autónomo (TEA) numa turma de 1.º ciclo: o papel do professor.Publication . Mesquita, Carolina Castro; Gaitas, SergioO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), lecionada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio decorreu numa escola pública no centro de Lisboa, com uma turma de 2.º ano constituída por 21 crianças. Este trabalho de investigação tem como objetivos analisar a implementação do Tempo de Estudo Autónomo (TEA), um dos módulos de diferenciação pedagógica do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), na rotina semanal de uma turma de 1.º CEB e compreender a ação do docente nestes momentos da semana. Recorreu-se à metodologia qualitativa, sustentada pela observação do contexto educativo durante o TEA, pela entrevista realizada à professora titular e pelas entrevistas realizadas a seis alunos. A análise de conteúdos realizada de seguida permitiu organizar os dados recolhidos em função das questões de investigação inicialmente formuladas. A análise reflexiva permitiu obter uma visão abrangente sobre o TEA do ponto de vista do docente, desde a preparação e organização até à sua implementação e manutenção em sala de aula. A professora titular adaptou este módulo do MEM às necessidades e características da turma, sem que a intencionalidade pedagógica se perdesse. O “cenário pedagógico”, mencionado por Santana (2000, p. 31), foi cuidadosamente preparado e organizado, o que favoreceu a implementação e manutenção do TEA ao longo das semanas. Constatou-se ainda que a postura da docente, marcada por ações intencionais e conscientes, coincidiu com as práticas pedagógicas promotoras de autonomia em contexto escolar, intituladas Autonomy-Supportive Instructional Behaviors (ASIBs) e expostas por Reeve e Cheon (2021).
