EDU - Teses de Doutoramento
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Browsing EDU - Teses de Doutoramento by advisor "Silva, José Castro"
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- O estado da inclusão escolar nas escolas públicas de Angola e a formação de professores, experiências realizadas em Bengo, Cabinda, Huila, Luanda e MalangePublication . Ndala, Deolinda Ângela Baca; Silva, José CastroTendo como premissa a realidade vivenciada por inúmeras crianças em Angola com necessidades educativas especiais e a carência de programas capazes de responder a esta realidade, numa abordagem inclusiva, revelou-se pertinente a compreensão deste fenómeno, tendo sido definido como objetivo geral conhecer e compreender a realidade do ensino em Angola, numa perspetiva de enquadramento dos princípios da inclusão escolar. Para concretizar este propósito considerou-se como essencial identificar as principais necessidades de formação de professores em áreas específicas das necessidades educativas especiais, analisar as principais dificuldades de formação de professores no âmbito da escola inclusiva, caracterizar que tipo de iniciativas de natureza política deverão ser tomadas para concretizar as reais necessidades de formação de professores. Como linha condutora a investigação incidiu sobre a análise do estado da inclusão escolar nas escolas públicas angolanas, bem como, sobre a configuração atual referente à formação de professores no campo da educação especial. Em virtude de se pretender conhecer a visão dos professores que experimentam esta realidade, recorreu-se a procedimentos de investigação qualitativa e quantitativa, alicerçados na realização de inquéritos por questionário, aplicados a quatrocentos e quarenta e um indivíduos, que desempenham funções letivas em escolas públicas do ensino primário, secundário e ensino superior nas regiões de Cabinda, Bengo, Huila, Luanda e Malange. Como meio de aprofundamento da investigação, foram ainda realizadas vinte entrevistas, das quais, cinco a professores do ensino regular, cinco a professores do ensino especial, cinco professores do ensino superior e cinco a gestores escolares. Todos os dados recolhidos pelo inquérito por questionário foram analisados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 23. Para a análise de conteúdo das entrevistas utilizou-se o software NVivo com o apoio sempre que necessário do Microsoft Excel. Face aos dados obtidos evidenciou-se como pertinente a apresentação de uma Proposta de Plano de Intervenção para a formação de professores em Angola. É importante destacar que não existem face às dimensões analisadas diferenças estatisticamente significativas entre as províncias de Cabinda, Huíla e Luanda. De um modo geral é essencial apostar na formação de professores como garante de melhoria do sistema educativo. A concretização dos objetivos e ideais da inclusão só é viável com a dotação de recursos materiais e humanos alicerçados numa Política Inclusiva clara e exequível, que minimize as dificuldades agora vivenciadas e identificadas pelos inquiridos. A motivação e a liderança são duas temáticas, que se evidenciaram como essenciais na construção de escolas verdadeiramente inclusivas. Foram também identificadas as formações mais valorizadas pelos inquiridos para exercer a atividade de professor em escola inclusiva.
- A perceção dos professores sobre o trabalho colaborativo e o papel da liderança na educação inclusivaPublication . Cândido, Sofia Ferreira; Silva, José CastroAs sociedades democráticas, baseadas em conceitos de equidade, igualdade e justiça, provocam nas escolas grandes transformações, pois permitem o acesso à educação de Todos os alunos exigindo uma constante busca de soluções para remover barreiras à aprendizagem. Neste sentido, alguns autores apresentam o trabalho colaborativo, como solução para potenciar o sucesso educativo de todos os alunos e a educação inclusiva. Assim sendo, esta investigação tem como objetivo descrever a perceção dos docentes sobre a frequência e a eficácia da colaboração, bem como, os benefícios, os entraves e o papel da liderança no desenvolvimento de práticas colaborativas. Da investigação fazem parte dois estudos. No primeiro estudo os dados foram apurados através de questionário, preenchido online, a 1064 professores portugueses do 1º, 2º, 3º ciclos e secundária e educação especial. Os dados revelaram que as práticas colaborativas de sala de aula são as que apresentam a frequência e a eficácia mais baixa, sendo a sua utilização mais frequente no grupo da educação especial, seguido do 1º, 2º e 3º ciclo e secundários. A correlação entre a frequência e a eficácia, no geral, oscilam entre o forte e o moderado. Quanto à correlação entre a frequência da colaboração e a escala da liderança os resultados são fracos ou muito fracos, o mesmo acontece quando se correlaciona a escala da eficácia com a da liderança. No segundo estudo os dados foram apurados através de entrevista semiestruturada, realizada por telefone, a 42 professores de Portugal Continental. O seu objetivo foi clarificar resultados, esclarecer a perceção dos professores face ao papel da liderança e, apurar os benefícios e entraves à colaboração. Os resultados foram explicados por fatores humanos, políticos, formativos, motivacionais e administrativos. Para os professores a colaboração permite partilhar e gerar motivação, para os alunos, melhora resultados escolares, gera conhecimento, motiva e impulsiona valores de cidadania. Os entraves são de ordem logística, pessoal, profissional e formativa. Quanto ao papel da liderança da escola, as orientações que emanam só se materializam se o professor sentirem que as mesmas são benéficas para os alunos. O envolvimento dos professores na colaboração é voluntário, uma vez que a maioria das práticas colaborativas acontecem fora do horário letivo ou dentro da sala de aula, local onde habitualmente a direção não interfere.