Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O hospital e as crianças

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os medos das crianças em relação ao hospital estão muitas vezes enraizados em crenças. É necessário desmitificá-los, por forma a permitir um contacto com o hospital que lhes transmita maior segurança, com maior informação, o que lhes facilitará a navegação pelos serviços de saúde. Estes aliás, são os princípios da literacia em saúde – acesso, compreensão e uso. Deste modo, através de um estudo qualitativo exploratório, em que foi utilizada a técnica de grupos focais, mas também uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, e alicerçados no Modelo ACP (Assertividade, Clareza e Positividade) da comunicação, foram investigados quais os principais medos das crianças de idade pré-escolar (3 a 5 anos), quais as estratégias utilizadas para minimizá-los ou combatê-los, através do ponto de vista dos pais e das crianças. Analisou-se também quais os tipos de histórias que as crianças gostam mais e os personagens mais significativos. Os resultados deste estudo, mostram que os principais medos em relação ao hospital das crianças em idade pré-escolar são: seringas, separação dos pais, profissionais de saúde e as estratégias que usam para diminuir o medo são: preparar a criança com antecedência, utilizar técnicas de distração, falar do material que vai encontrar. Permitiu ainda perceber que o tipo de histórias que gostam são as de animais, princesas e de lutas/força. Histórias de amor, de superpoderes e com um final feliz são as que mais as fazem sorrir. Assim, e com base nos resultados obtidos no estudo e sustentados na literatura, bem como nas bases da literacia em saúde, foram construídas quatro histórias que deram origem a este ebook, onde também é deixada uma sugestão para os pais/educadores com estratégias de como poderão ajudar a criança a lidar com o medo do hospital.

Description

Keywords

Citation

Rocha, E. (2021). O Hospital e as Crianças: Quando a literacia em saúde entra nas histórias. Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Ispa Instituto Universitário

CC License