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O presente estudo tem como objetivo contribuir para a validação do questionário de
avaliação da literacia em saúde, Newest Vital Sign (NVS) de Weiss e colaboradores (2005),
numa amostra de pessoas com mais de 65 anos, sendo analisadas as suas propriedades
psicométricas, validade e fiabilidade. 79 participantes, com uma média de idades de 72 anos
responderam ao NVS. 79,8% dos participantes deram entre 0 e 3 respostas corretas, num total
de 6 possíveis, o que indica baixa literacia em saúde. As propriedades métricas são
satisfatórias e a análise fatorial exploratória revelou a existência de dois fatores, com os itens
associados a competências numéricas a gravitar em torno do primeiro fator, e os referentes a
competências de leitura a gravitar em torno de um segundo fator. A consistência interna é boa
(KR-20 = 0.76) e o instrumento mostra alguma estabilidade temporal (r = 0.43), denotando-se
algum efeito de aprendizagem após a primeira administração. O instrumento revela
propriedades psicométricas satisfatórias, sendo adequado para avaliar o nível de literacia em
saúde. Foram feitas análises de correlações entre literacia em saúde, características
sociodemográficas e indicadores de saúde, encontrando-se associação entre o grau de literacia
em saúde e o rendimento, a escolaridade, a prática de atividade física, o índice de massa
corporal e o diagnóstico de diabetes. ------- ABSTRACT ------- The present study aims to contribute to the validation of the assessment of literacy in
health, Newest Vital Sign (NVS) of Weiss and colleagues (2005), in a sample of people over
65 years, and examined their psychometric properties, validity and reliability. 79 people
participated, with a mean age of 72 years. In response to NVS 79.8% of participants gave
from 0 to 3 correct answers, from a total of 6 possible, which indicates low health literacy.
The metric properties are satisfactory and exploratory factor analysis revealed two factors
with the items associated with numerical skills to gravitate toward the first factor, and those
pertaining to reading skills to gravitate around a second factor. Internal consistency is
acceptable (α = 0.76) and the instrument is shown to be stable over time (r = 0.43) although is
recognized the learning effect after the first administration. The instrument has satisfactory
properties and is suitable to evaluate the level of health literacy. Correlation analyzes were
performed between health literacy, socio-demographic characteristics and health outcomes.
An association between the degree of health literacy and income, education level, physical
activity, body mass index and the diagnosis of diabetes was found.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde
Keywords
Literacia em saúde Análise fatorial exploratória Características sociodemográficas Indicadores de saúde