Publication
Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias tradicionais
dc.contributor.author | Fernandes, Ana Rita Ligeiro | |
dc.contributor.author | Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves | |
dc.date.accessioned | 2017-12-16T10:59:46Z | |
dc.date.available | 2017-12-16T10:59:46Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este trabalho teve dois objetivos a elaboração de um programa para trabalhar emoções básicas com crianças em idade pré-escolar sustentado em histórias infantis e a análise do seu impacto no desenvolvimento do conhecimento das emoções a 3 níveis: nomeação, reconhecimento e conhecimento da causa das emoções, O programa foi desenvolvido com crianças dos 3 aos 5 anos, existindo um grupo de intervenção com questionamento ao nível das emoções (Alegria, Tristeza, Raiva e Medo) e um grupo de controlo. Após 8 sessões identificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os 2 grupos, no seu conhecimento das emoções. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research had two aims: the organization of a program to work basic emotions with preschool age children based on children’s stories and the analyses of its impact on the development of children’s knowledge about emotions at three levels: nomination, recognition and knowledge about emotions’ causes. The program was developed with children from 3 to 5 years old, with an intervention group questioned about emotions (Joy, Sadness, Anger and Fear) and a control group. After 8 sessions, statistically significant differences were identified between the 2 groups in their knowledge about emotions. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1, 259-263. Doi: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2723 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.01.2723 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5971 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Coruña | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2723 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento das emoções | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.subject | Questionamento | pt_PT |
dc.subject | Preschool children | pt_PT |
dc.subject | Emotions knowledge | pt_PT |
dc.subject | Storytelling | pt_PT |
dc.subject | Questioning | pt_PT |
dc.title | Efeitos de uma intervenção sobre emoções a partir de histórias tradicionais | pt_PT |
dc.title.alternative | The effects of an intervention on emotions using traditional stories | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 263 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 259 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |