Repository logo
 
Publication

Programas de intervenção de escritas inventadas : Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista

dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Alexandre Fernandes
dc.date.accessioned2015-09-03T17:51:16Z
dc.date.available2015-09-03T17:51:16Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por cinco grupos, quatro experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, número de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verifi cou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.por
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this study was to compare two intervention programs of invented spelling, a constructivist and a knowledge-transmission one. Participants were 78 pre-school children, whose invented spelling did not represent any sounds, distributed into fi ve groups, four experimental and a control one with equivalent age, intelligence, number of known letters and phonological awareness. Between the pre- -and post-test, children from experimental groups participated in an intervention program of invented spelling (constructivist or knowledge transmission), and there were manipulated variables related to the characteristics of the training words and the type of instructions. There has been signifi cant evolution in the quality of invented spelling only in children who participated in the constructivist intervention programs.por
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica, 28(3), 613-622. doi: 10.1590/1678-7153.201528320por
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201528320
dc.identifier.issn1678-7153
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3916
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectProgramas de intervenção em escritas inventadaspor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectInstrução transmissivapor
dc.subjectInvented spelling programspor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectKnowledge-transmissionpor
dc.titleProgramas de intervenção de escritas inventadas : Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivistapor
dc.title.alternativeInvented spelling training programs : Comparing knowledge-transmission model and the constructivist model of learningpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrepor
oaire.citation.endPage622por
oaire.citation.startPage613por
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapor
oaire.citation.volume28por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PRC_28_613-622.pdf
Size:
427.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: